CACHORRADA CACHORRADA
Cadastro Fale Conosco Quem Somos
Rio de Janeiro
Promoções
     
     
  Participar Pesquisa  
  Resultado Sorteios  
     
Raças de Cachorro
Artigos
     
     
  Adestramento  
  Alimentação  
  Comportamento  
  Moda Pet  
     
Notícias
Informações
     
     
  Denúncias  
  Gestação  
  Idade  
  Parasitas  
  Parcão (Parques)  
  Viagem  
     
Vídeos
     
     
  Cadastre-se  
  Meus Cachorros  
  PetNamoro (Procura)  
  PetNamoro (Cadastro)  
  Caricatura  
  Fotos Cachorros  
     
Classificados
     
     
  Adestramento  
  Criadores / Canil  
  Hospedagem  
  Passeador de Cães  
  PetShop  
  Produtos / Rações  
  Veterinaria  
  Serv. Especializado  
     
Filhotes
     
     
  Nomes Cachorros  
  Anúncios  
     
Siga o Cachorrada no Orkut Siga o Cachorrada no Facebook Siga o Cachorrada no Twitter


 
 
Destaque

Alimentação Natural

 
Data: 09 de Janeiro de 2011
Olá a todos! Sou Sylvia Angélico, jornalista graduada e atualmente estudante do último semestre de Medicina Veterinária. Também curso pós-graduação de Nutrição de Cães e Gatos lato sensu. A convite do gentil Vitor Cardoso, idealizador deste espaço, venho conversar um pouquinho sobre Alimentação Natural (AN) para cães. Sou editora do site Cachorro Verde, dedicado à divulgação gratuita da AN e de outras modalidades de dietas caseiras, como a 100% cozida.

“Mas, por que divulgar dietas caseiras se hoje temos à disposição tantas rações sofisticadas no mercado? Isso não seria um retrocesso?!”
Essa é uma dúvida freqüente. E válida. Comecei a pesquisar sobre dietas caseiras no 4º semestre da faculdade, pouco antes de cursar a disciplina de Nutrição. Não estava satisfeita com as rações comerciais Super Premium que comprava para meus cães e gatos. Eram animais jovens e viviam com otites, alergias, intensa queda de pelos e mau hálito.

Ao pesquisar sobre alternativas de tratamento (Homeopatia, Fitoterapia, Acupuntura), percebi que a maioria dos veterinários estrangeiros favoráveis a essas terapias preferiam dietas caseiras balanceadas, à ração industrialmente processada.

Foi assim que tive contato com dietas cozidas e com as dietas cruas consagradas, como as pioneiras BARF e Raw Meaty Bones, desenvolvidas por veterinários australianos no final da década de 1980. Em 2008, montei um cardápio experimental de alimentação crua para minha turma e, de tão impressionada com os resultados, criei o então blog Cachorro Verde, para compartilhar tudo com outros interessados nessas dietas.

Vamos falar sobre Alimentação Natural?
Alimentação Natural ou “AN” é um termo usado para descrever dietas biologicamente apropriadas para cães e gatos: predominantemente cruas, à base de carnes, vísceras e ossos. Na AN divulgada pelo Cachorro Verde também entram vegetais, além de suplementos conhecidamente benéficos à saúde, como iogurte natural, óleos vegetais e/ou de peixes, um pouquinho de alho fresco e levedura de cerveja em pó. Mas esta é uma dieta predominantemente carnívora.
Isso porque os cachorros descendem diretamente de canídeos selvagens cuja dieta é composta por mais de 90% de alimentos de origem animal. Acredite se puder, mas nossos peludos mantêm a anatomia e fisiologia desses carnívoros, embora se comportem como onívoros e sejam até capazes de aproveitar alguns alimentos de origem vegetal. Nada mais sensato, portanto, do que oferecer um alimento verdadeiramente compatível com o organismo de nossos melhores amigos!

Principais vantagens da AN:
- é perfeitamente adaptável às condições de idade e de saúde do seu animal;
- permite variações e é muito atraente ao paladar, evitando que o pet enjoe;
- ajuda a manter os dentes naturalmente limpos e o hálito fresco, graças à presença de ossos crus;
- resulta em fezes incrivelmente reduzidas, sequinhas e com muito menos odor;
- ajuda a reduzir a queda de pêlos, graças ao alto teor de proteínas e ácidos graxos nobres;
- reduz o risco de formação de cálculos urinários, infecções urinárias em função do alto teor de umidade;
- tem excelente custo-benefício: preço compatível ou inferior às rações Premium e Super Premium.

Entretanto, o sucesso da dieta natural caseira depende do comprometimento dono do cão. Por esse motivo, interessados em oferecer AN são encorajados a “estudar” a dieta para compreendê-la e não cometer equívocos. O armazenamento das porções de AN exige espaço no freezer e programação para compras e preparo periódico das refeições.

Dependendo da cidade, o adepto de AN pode ter dificuldade para encontrar um bom veterinário disposto a acompanhar o cão adepto da Alimentação Natural. Quem nunca ouviu falar desta dieta costuma ter pré-conceitos, felizmente infundados.

Por falar em pré-conceitos, você sabia que ossos de frango são seguros para consumo, desde que sejam oferecidos 100% crus? O cozimento altera a estrutura do osso, fazendo com que se parta em lascas rígidas e perfurantes ao ser mastigado pelos cães.

“E quanto às carnes e vísceras cruas da AN? Não podem transmitir verminoses aos cães?”
Outra dúvida importantíssima. Para evitar que os cães se infectem com parasitos intestinais, ofereça sempre carnes e vísceras de boa procedência e mantenha essas peças congeladas em freezer, a -18ºc, por pelo menos 3-4 dias, antes de servi-las. No caso de carnes suínas, congele por 10 dias. O congelamento se encarrega de destruir protozoários, como o responsável pela toxoplasmose, e cistos de parasitos.

Para aprender rapidinho o básico sobre a dieta, confira esse nosso “resumão”: http://www.cachorroverde.com.br/an_guia_caes.pdf
Mas lembre-se de que é altamente recomendável ler os principais textos do Cachorro Verde e esclarecer todas as suas dúvidas antes de começar! A propósito, se após ler o conteúdo disponível em nosso site você continuar com dúvidas, não hesite em nos escrever:
contato@cachorroverde.com.br

Alguns links interessantes:
• Canis e gatis adeptos da AN:
http://www.cachorroverde.com.br/canisegatis.php
• Artigos científicos:
http://www.cachorroverde.com.br/artigos.php
• Galeria de fotos de cães e gatos que recebem AN:
http://www.cachorroverde.com/seupetverde.php

Abraço,
 
Destaque
 
Comentários:
Normas de Publicação: Acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema do artigo serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.
Faça o login no topo do site para realizar comentários sobre esse artigo.
 
 

Gabriel Augusto20/2/2017 12:12:21
O pagamento pode ser composto com cartão de crédito e você ganhará Oxinova nesta sua casa em pouco tempo. Porém, manchas e ruguinhas que deixam a pele sem vida e diminuem sua auto-estima, arbutin, de forma externa e artificial, sem forçar e nem mudar alguma característica desse seu corpo, e outro com ácido mandélico ou glicólico, resgatar ou elevar ainda mais sua auto estima para executar o que quiser.http://produtodebeleza.weebly.com/

PETERSON5/4/2016 09:56:50
Ótima matéria, uma pena os veterinários (em minha região) não incentivar esse tipo de refeição, tem muitos benefícios.

silva sousa29/1/2012 22:16:22

silva sousa29/1/2012 22:16:06

silva sousa29/1/2012 22:15:50

silva sousa29/1/2012 22:15:50

 
 
 
 


Canil Gran´d KozaK

Turismo 4 Patas

Amigos de Francisco

2M Bazar de Itaipu Ltda

FraLaços

Ração & CiaTorarpeCanil Love Dog´sCanil SmartSelo: Vamos Trocar Banner?Conforpet
CACHORRADA - Site bom para cachorro...  
Anuncie
|
Quem Somos
|
Fale Conosco
 
  Patrocinadores: Mascote: Desenvolvimento: Hospedagem:
 
Bayer HealthCare Royal Canin Caes Amigos
BIGAS DevSite DogHost
 
  Apoio:
 
Cheios de Graça Canil Sharpei - São Lourenço PetLife DogNeem: Produto Natural Anticarrapto FraLaços Pet Super Luxo
 
Vendo este site