CACHORRADA CACHORRADA
Cadastro Fale Conosco Quem Somos
Rio de Janeiro
Promo√ß√Ķes
     
     
  Participar Pesquisa  
  Resultado Sorteios  
     
Raças de Cachorro
Artigos
     
     
  Adestramento  
  Alimenta√ß√£o  
  Comportamento  
  Moda Pet  
     
Notícias
Informa√ß√Ķes
     
     
  Den√ļncias  
  Gesta√ß√£o  
  Idade  
  Parasitas  
  Parc√£o (Parques)  
  Viagem  
     
Vídeos
     
     
  Cadastre-se  
  Meus Cachorros  
  PetNamoro (Procura)  
  PetNamoro (Cadastro)  
  Caricatura  
  Fotos Cachorros  
     
Classificados
     
     
  Adestramento  
  Criadores / Canil  
  Hospedagem  
  Passeador de C√£es  
  PetShop  
  Produtos / Ra√ß√Ķes  
  Veterinaria  
  Serv. Especializado  
     
Filhotes
     
     
  Nomes Cachorros  
  An√ļncios  
     
Siga o Cachorrada no Orkut Siga o Cachorrada no Facebook Siga o Cachorrada no Twitter


 
 
Destaque

Cachorro que foge

 
Data: 19 de Dezembro de 2010
Hoje, neste primeiro artigo de uma série sobre prevenção de maus comportamentos, eu quero falar do cachorro fujão.

Faz uma semana, eu recebi um e-mail da Carmem, que estava muito chateada com o seu golden retriever, que fugiu de casa e deu o maior trabalho para ela e o marido. O Marley, que tem uns 3 anos e est√° em plena forma, aproveitou um momento de desaten√ß√£o do dono quando ele ia colocar o lixo para fora e, mesmo com o ‚ÄúN√£o‚ÄĚ e a Carmem ficando de p√© diante dele para impedir, ele fugiu.

Depois de duas horas de procura e muitos riscos em ruas muito movimentadas, o c√£o foi encontrado. O p√Ęnico que essa situa√ß√£o criou foi suficiente pra que o casal brigasse com o Marley at√© chegar em casa e ainda deixasse ele preso e sem comer o dia inteiro para aprender.

Voc√™s ficariam espantados com a frequ√™ncia dos e-mails que recebo relatando esse problema. Os cachorros que fogem podem ser dos mais rebeldes aos mais disciplinados, pois existem diversas raz√Ķes (muito coerentes, ali√°s) para que um c√£o fuja de casa. Por√©m, o c√£o adestrado tem bem menos chances de fugir e mais chances de ser encontrado do que o n√£o adestrado. Voc√™ pode ensin√°-lo a ficar no lugar e n√£o fugir, mesmo com o port√£o aberto. E se ele fugir, ele voltar√° pois conhece bem o seu nome e responde quando √© chamado.

tenha certeza de que as grades do portão são estreitas e altas o bastante e que o terreno abaixo da grade resiste à escavação. Uma tela de metal para os Chihuahuas e outros cães pequenos são uma boa aposta, pois eles são sempre mais dificeis de impedir de fugir. Comprar uma coleira para o cachorrinho com o seu nome e telefone podem ser mais uteis do que parece.

A falta de exerc√≠cio, a vontade de encontrar amiguinhos ou uma f√™mea no cio, humanos, os cheiros novos, a fome ou uma vontade de dar uma sova no cachorro do vizinho s√£o apenas algumas das raz√Ķes que podem levar um c√£o a fugir de casa. Mas tem sempre um jeito de prevenir esses problemas; por exemplo, evitar que o cachorro sinta vontade de fugir. E como? Ocupando a cabe√ßa e o corpo dele.

Sair para passear de manh√£ √© um √≥timo come√ßo. Com exerc√≠cios de adestramento que facilitem a resposta ao seu chamado e o passeio ‚Äújunto‚ÄĚ com coleira, o seu c√£o vai aprender a sociabilizar com outros animais e pessoas enquanto aprende a se concentrar em voc√™ e atender ao seu chamado. Al√©m do passeio: um jogo! D√™ uma corrida com ele ou simplesmente jogue coisas para ele ir buscar. No come√ßo √© so por divers√£o, mas mais tarde voc√™ poder√° tamb√©m trabalhar isso como um exerc√≠cio de adestramento e faz√™-lo procurar e buscar coisas como um especialista; e acredite: ele vai adorar!

Esses hábitos vão evitar que o seu cachorro fique entediado e vai dar o que pensar o dia todo. Ele não vai mais sofrer de ócio e isso ajudará você a resolver outros problemas, como o dos latidos.

Uma outra razão que pode levar até os cachorros obedientes a fugir é o medo; e isso eu conheci de perto. Um dia, estavamos eu e Chico (meu boxer) no Brasil comemorando o Natal com a minha familia e alguns vizinhos soltaram fogos. Já havia muita gente na casa e o Chicão estava meio sem entender o que estava acontecendo e onde estava, mas eu não tinha tempo de ficar com ele. Um parente esqueceu o portão aberto quando saimos para a rua ver os fogos, e isso foi o suficiente: às duas horas da manhã estavamos todos na rua procurando o coitado do Chico, que deve ter fugido com medo do barulho.

√Č claro que o meu cachorro estava num contexto extremo, pois ele n√£o conhecia nem a casa, nem as pessoas, e os fogos o deixaram apavorado. Mas em geral o risco da fuga por medo dimunui muito se a gente acostuma o cachorro a certas situa√ß√Ķes inesperadas, como interagir com desconhecidos ou conhecer novos lugares.

Uma outra coisa muito importante é ensinar ao seu cachorrinho, desde pequeno, a suportar a solidão. Um cão independente não tem medo da solidão e não sofre quando tem que ficar sozinho. Então, desde filhote, ele tem que saber que existe a hora de brincar e a hora de ficar só. Compre brinquedinhos para ele mas não deixe ele pensar que choramingar é o que faz você vir lhe dar atenção. Isso é um processo que pode parecer duro, mas é um aprendizado pra toda a vida.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e que, acima de tudo, que vocês as coloquem em prática. Vamos todos cuidar bem dos nossos amigos cães, para que eles fiquem sempre por perto e que eles não corram o risco de virar cachorros de rua ou de ir parar num abrigo de animais perdidos. E até o proximo post.


Um abraço,
 
Destaque
 
Coment√°rios:
Normas de Publica√ß√£o: Acusa√ß√Ķes insultuosas, palavr√Ķes e coment√°rios em desacordo com o tema do artigo ser√£o despublicados e seus autores poder√£o ter o envio de coment√°rios bloqueado.
Faça o login no topo do site para realizar comentários sobre esse artigo.
 
 

francisco de assis aoas1/10/2016 12:31:32
As vezes fico triste em ver tantas pessoas comprando cachorro como se fosse brinquedo e jogam dentro de casa preso o dia todo e brincam quando estão de bom humor , ou chegam a maltratar. As vezes perdemos nossos animais porque somos mesquinha e pensamos só na gente. procure andar com seus cachorros levam para passear e veram que eles não irão te abondonar. As vezes os anjos abrem a brecha pro animal fugir pois sabem que ele estão sofrendo sem voc~e saber

 
 
 
 


FraLaços

Just Retriever SPA & Labrador Kennel

Pêlo Próximo

Canil Sharpei - São Lourenço

2M Bazar de Itaipu Ltda

LosRochameSelo: Vamos Trocar Banner?DogNeemPet Shop Be LayPet CoisasSelo: Vamos Trocar Banner?
CACHORRADA - Site bom para cachorro...  
Anuncie
|
Quem Somos
|
Fale Conosco
 
  Patrocinadores: Mascote: Desenvolvimento: Hospedagem:
 
Bayer HealthCare Royal Canin Caes Amigos
BIGAS DevSite DogHost
 
  Apoio:
 
Cheios de Graça Canil Sharpei - São Lourenço PetLife DogNeem: Produto Natural Anticarrapto FraLaços Pet Super Luxo
 
Vendo este site