CACHORRADA CACHORRADA
Cadastro Fale Conosco Quem Somos
Rio de Janeiro
Promoções
     
     
  Participar Pesquisa  
  Resultado Sorteios  
     
Raças de Cachorro
Artigos
     
     
  Adestramento  
  Alimentação  
  Comportamento  
  Moda Pet  
     
Notícias
Informações
     
     
  Denúncias  
  Gestação  
  Idade  
  Parasitas  
  Parcão (Parques)  
  Viagem  
     
Vídeos
     
     
  Cadastre-se  
  Meus Cachorros  
  PetNamoro (Procura)  
  PetNamoro (Cadastro)  
  Caricatura  
  Fotos Cachorros  
     
Classificados
     
     
  Adestramento  
  Criadores / Canil  
  Hospedagem  
  Passeador de Cães  
  PetShop  
  Produtos / Rações  
  Veterinaria  
  Serv. Especializado  
     
Filhotes
     
     
  Nomes Cachorros  
  Anúncios  
     
Siga o Cachorrada no Orkut Siga o Cachorrada no Facebook Siga o Cachorrada no Twitter


 
 
Destaque

Cachorro que foge

 
Data: 19 de Dezembro de 2010
Hoje, neste primeiro artigo de uma série sobre prevenção de maus comportamentos, eu quero falar do cachorro fujão.

Faz uma semana, eu recebi um e-mail da Carmem, que estava muito chateada com o seu golden retriever, que fugiu de casa e deu o maior trabalho para ela e o marido. O Marley, que tem uns 3 anos e está em plena forma, aproveitou um momento de desatenção do dono quando ele ia colocar o lixo para fora e, mesmo com o “Não” e a Carmem ficando de pé diante dele para impedir, ele fugiu.

Depois de duas horas de procura e muitos riscos em ruas muito movimentadas, o cão foi encontrado. O pânico que essa situação criou foi suficiente pra que o casal brigasse com o Marley até chegar em casa e ainda deixasse ele preso e sem comer o dia inteiro para aprender.

Vocês ficariam espantados com a frequência dos e-mails que recebo relatando esse problema. Os cachorros que fogem podem ser dos mais rebeldes aos mais disciplinados, pois existem diversas razões (muito coerentes, aliás) para que um cão fuja de casa. Porém, o cão adestrado tem bem menos chances de fugir e mais chances de ser encontrado do que o não adestrado. Você pode ensiná-lo a ficar no lugar e não fugir, mesmo com o portão aberto. E se ele fugir, ele voltará pois conhece bem o seu nome e responde quando é chamado.

tenha certeza de que as grades do portão são estreitas e altas o bastante e que o terreno abaixo da grade resiste à escavação. Uma tela de metal para os Chihuahuas e outros cães pequenos são uma boa aposta, pois eles são sempre mais dificeis de impedir de fugir. Comprar uma coleira para o cachorrinho com o seu nome e telefone podem ser mais uteis do que parece.

A falta de exercício, a vontade de encontrar amiguinhos ou uma fêmea no cio, humanos, os cheiros novos, a fome ou uma vontade de dar uma sova no cachorro do vizinho são apenas algumas das razões que podem levar um cão a fugir de casa. Mas tem sempre um jeito de prevenir esses problemas; por exemplo, evitar que o cachorro sinta vontade de fugir. E como? Ocupando a cabeça e o corpo dele.

Sair para passear de manhã é um ótimo começo. Com exercícios de adestramento que facilitem a resposta ao seu chamado e o passeio “junto” com coleira, o seu cão vai aprender a sociabilizar com outros animais e pessoas enquanto aprende a se concentrar em você e atender ao seu chamado. Além do passeio: um jogo! Dê uma corrida com ele ou simplesmente jogue coisas para ele ir buscar. No começo é so por diversão, mas mais tarde você poderá também trabalhar isso como um exercício de adestramento e fazê-lo procurar e buscar coisas como um especialista; e acredite: ele vai adorar!

Esses hábitos vão evitar que o seu cachorro fique entediado e vai dar o que pensar o dia todo. Ele não vai mais sofrer de ócio e isso ajudará você a resolver outros problemas, como o dos latidos.

Uma outra razão que pode levar até os cachorros obedientes a fugir é o medo; e isso eu conheci de perto. Um dia, estavamos eu e Chico (meu boxer) no Brasil comemorando o Natal com a minha familia e alguns vizinhos soltaram fogos. Já havia muita gente na casa e o Chicão estava meio sem entender o que estava acontecendo e onde estava, mas eu não tinha tempo de ficar com ele. Um parente esqueceu o portão aberto quando saimos para a rua ver os fogos, e isso foi o suficiente: às duas horas da manhã estavamos todos na rua procurando o coitado do Chico, que deve ter fugido com medo do barulho.

É claro que o meu cachorro estava num contexto extremo, pois ele não conhecia nem a casa, nem as pessoas, e os fogos o deixaram apavorado. Mas em geral o risco da fuga por medo dimunui muito se a gente acostuma o cachorro a certas situações inesperadas, como interagir com desconhecidos ou conhecer novos lugares.

Uma outra coisa muito importante é ensinar ao seu cachorrinho, desde pequeno, a suportar a solidão. Um cão independente não tem medo da solidão e não sofre quando tem que ficar sozinho. Então, desde filhote, ele tem que saber que existe a hora de brincar e a hora de ficar só. Compre brinquedinhos para ele mas não deixe ele pensar que choramingar é o que faz você vir lhe dar atenção. Isso é um processo que pode parecer duro, mas é um aprendizado pra toda a vida.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e que, acima de tudo, que vocês as coloquem em prática. Vamos todos cuidar bem dos nossos amigos cães, para que eles fiquem sempre por perto e que eles não corram o risco de virar cachorros de rua ou de ir parar num abrigo de animais perdidos. E até o proximo post.


Um abraço,
 
Destaque
 
Comentários:
Normas de Publicação: Acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema do artigo serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.
Faça o login no topo do site para realizar comentários sobre esse artigo.
 
 

francisco de assis aoas1/10/2016 12:31:32
As vezes fico triste em ver tantas pessoas comprando cachorro como se fosse brinquedo e jogam dentro de casa preso o dia todo e brincam quando estão de bom humor , ou chegam a maltratar. As vezes perdemos nossos animais porque somos mesquinha e pensamos só na gente. procure andar com seus cachorros levam para passear e veram que eles não irão te abondonar. As vezes os anjos abrem a brecha pro animal fugir pois sabem que ele estão sofrendo sem voc~e saber

 
 
 
 


Albert Adestrador

Pet Super Luxo

Canil Sharpei - São Lourenço

Cheios de Graça

Amigos de Francisco

Ração & CiaRecrutaCãoPet CoisasFraLaçosBlog do Golden RetrieverCanil Du Stone Dog
CACHORRADA - Site bom para cachorro...  
Anuncie
|
Quem Somos
|
Fale Conosco
 
  Patrocinadores: Mascote: Desenvolvimento: Hospedagem:
 
Bayer HealthCare Royal Canin Caes Amigos
BIGAS DevSite DogHost
 
  Apoio:
 
Cheios de Graça Canil Sharpei - São Lourenço PetLife DogNeem: Produto Natural Anticarrapto FraLaços Pet Super Luxo
 
Vendo este site