Cachorrada CACHORRADA
Cadastro Fale Conosco Quem Somos
Rio de Janeiro
Promoções
     
     
  Participar Pesquisa  
  Resultado Sorteios  
     
Raças de Cachorro
Artigos
     
     
  Adestramento  
  Alimentação  
  Comportamento  
  Moda Pet  
     
Notícias
Informações
     
     
  Denúncias  
  Gestação  
  Idade  
  Parasitas  
  Parcão (Parques)  
  Viagem  
     
Vídeos
     
     
  Cadastre-se  
  Meus Cachorros  
  PetNamoro (Procura)  
  PetNamoro (Cadastro)  
  Caricatura  
  Fotos Cachorros  
     
Classificados
     
     
  Adestramento  
  Criadores / Canil  
  Hospedagem  
  Passeador de Cães  
  PetShop  
  Produtos / Rações  
  Veterinaria  
  Serv. Especializado  
     
Filhotes
     
     
  Nomes Cachorros  
  Anúncios  
     
Siga o Cachorrada no Orkut Siga o Cachorrada no Facebook Siga o Cachorrada no Twitter


 
 
Destaque

Agressividade com membros da familia

 
Data: 05 de Dezembro de 2010
Tenho recebido muitas perguntas sobre este tema, então vou adiantar um pouco sobre agressividade com membros da família.

Tirando traumas de infância onde cachorros foram espancados e tornaram-se agressivos por causa disso, as duas principais razões um cachorro pode ser agressivo com um membro da família são:
(1) ele está se achando o cachorro-alfa da casa e está tentando defender alguma coisa que ele pensa que tem que defender e
(2) ele não gosta de como é tratado por você ou algum outro membro da família.

Esse primeiro comportamento é bem comum e acontece quando seu cão fica exageradamente possessivo, e rosna se você se aproximar quando ele está comendo, ou fica bravo quando você tira alguma coisa dele. Às vezes eles se tornam possessivos com coisas que não tem muito valor mas na maioria das vezes o problema ocorre mesmo quando se trata de sua comida ou algum brinquedo de sua preferência.

Mais uma vez, esse comportamento vem de questões de dominância mal resolvidos do cachorro. Como já falamos antes, a matilha se organiza em uma estrutura hierárquica onde cada cachorro sabe muito bem quem está acima e quem está abaixo dele na estrutura. E isso vai determinar seu comportamento com cada membro da matilha. Na matilha dele que é a sua casa, se ele se sente superior a algum membro da família, ele pode começar a criar problemas.

No mundo animal dominância e agressividade andam juntos e é através da agressividade que cachorros conquistam e mantem seu status na hierarquia do grupo. Nenhum animal abaixo na hierarquia enfrenta outro que está mais acima porque sabe que a resposta pode ser violenta.

Para deixar tudo bem claro: se o seu cachorro entender que ele não é o líder da sua família, ele nunca vai pensar em reagir quando você tirar um brinquedo ou mesmo comida de sua boca, porque cachorros mais abaixo na hierarquia obedecem os líderes e ponto final.

A melhor cura para comportamento dominante e agressivo é treinar seu cão a te obedecer e frequentemente fazer os exercícios que eu ensino no vídeo. Isso vai reforçar sua autoridade sobre seu cachorro e acabar com qualquer problema de agressividade.

O segundo motivo de agressividade é a maneira como você e outros membros da família tratam seu cachorro. Cada cachorro aceita um nível de contato físico diferente. Alguns adoram ser beijados e abraçados e ficam sempre se encostando, deitando no seu colo, ou virando de costas para você coçar sua barriga. Para outros esse contato físico pode não ser tão agradável e eles pode ficar desconfortávies e ansiosos se alguém insiste em ficar abraçando-os. No mundo dos animais, um cachorro colocar as patas sobre os ombros de um outro significa "eu sou o dominante e você é o subordinado" e alguns cachorros simplesmente não toleram tanta demonstração de dominância em cima dele.

Outro motivo de desconforto é o trato no banho, escovar os pelos ou cortar as unhas. Muitos cachorros toleram bem e até gostam de serem mimados assim, mas há muitos que odeiam. Isso pode ser resultado de más experiências que eles tiveram ou simplesmente é da natureza de alguns cães. Muitos deles detestam serem lavados e quando forçados, podem desenvolver uma aversão e acabar até ficando agressivos.

Você pode "re-treinar" um cachorro adulto com aversão a banho, mas é muito mais fácil se você começar de filhote. Faça bastante carinho no seu filhote, faça ele se acostumar a ser tocado e acariciado. Normalmente isso não é um problema, pois filhotes gostam do contato físico. São os cães mais velhos e que nunca foram acostumados ao contato físico que estranham mais.

Para acostumar seu cão com o banho, elogie e faça bastante festa e carinho na hora de entrar e sair do banho. Pode até dar uns petiscos neste momento para incentivá-lo ainda mais. A água morna em geral é mais agradável que água fria, a não ser que você viva em uma região bem quente.

O processo é o mesmo com cães mais velhos, mas vá bem devagar e tente mantê-lo calmo. No momento que ele começar a ficar estressado, pare e deixe ele relaxar. Tente fazer do banho uma brincadeira trazendo seus brinquedos preferidos, fazendo bastante elogio e carinho e dando petiscos. Se o cachorro ficar agressivo, ele está te avisando para recuar. Se você não está conseguindo mesmo dar um banho tranquilo no seu cachorro, leve-o a um profissional, eles sabem lidar com esse tipo de situação.


Um abraço,
 
Destaque
 
Comentários:
Normas de Publicação: Acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema do artigo serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.
Faça o login no topo do site para realizar comentários sobre esse artigo.
 
 

Rosana 19/8/2013 18:42:48
Olá...Minha cachorra Nina (york) começou a ficar mto agressiva: qdo pega algo que nao pode, de alguem de casa e qdo vamos tirar ela rosna e avança p morder....isso esta nos deixando mto mal. Por favor como devo agir para que ela pare com isso? Ela tem 1 ano e 3 meses... aguardo uma resposta no meu email ou aqui mesmo...obrigada! rosana

 
 
 
 


Central Distribuidora de Rações Ltda

Pêlo Próximo

Pet Super Luxo

Quero Um Bicho

SUIPA

Pet Shop Be LayCanil Sharpei - São LourençoConforpetJoca MalocaCheios de GraçaHall Of Lords
CACHORRADA - Site bom para cachorro...  
Anuncie
|
Quem Somos
|
Fale Conosco
 
  Patrocinadores: Mascote: Desenvolvimento: Hospedagem:
 
Bayer HealthCare Royal Canin Caes Amigos
BIGAS DevSite DogHost
 
  Apoio:
 
Cheios de Graça Canil Sharpei - São Lourenço PetLife DogNeem: Produto Natural Anticarrapto FraLaços Pet Super Luxo
 
Vendo este site